Título: Referendo do desarmameto é elogiado
Autor:
Fonte: O Globo, 20/09/2005, O País, p. 11

Na África do Sul, campanha recolheu 60 mil armas

Em pouco mais de um ano, a campanha ¿Uma África livre de armas¿ recolheu cerca de 60 mil armas na África do Sul. O dado foi informado ontem por um dos maiores ativistas pelo desarmamento no país, o ex-banqueiro Terry Crawford-Browne. Presidente da filial sul-africana da ong Economistas Aliados pela Redução das Armas, Terry elogiou hoje a realização do referendo sobre o comércio de armas e munição no Brasil.

¿ O referendo é um exemplo do Brasil, que está mais avançado nessa discussão, para nós. A indústria bélica contribui pouco para a economia e muito para a devastação social ¿ disse o economista, em palestra promovida pelo Centro de Estudos da Fundação Konrad Adenauer na Firjan, ontem.

Com 40 milhões de pessoas, a África do Sul tem cerca de seis milhões de armas de fogo, sendo 3,5 milhões legais, segundo Terry. Ano passado, o país criou uma lei de controle das armas de fogo que tem dificultado o licenciamento para o porte. Depois do início da campanha, o número de mortes por armas de fogo diminuiu de 13 mil por ano para nove mil.