Título: PF vai tentar rastrear o dinheiro roubado
Autor: Célia Costa
Fonte: O Globo, 20/09/2005, Rio, p. 12

Fotocópias das notas ajudarão na investigação: cédulas de 500 euros devem ser encontradas mais facilmente

A Polícia Federal já entrou em contato com instituições financeiras para rastrear o dinheiro roubado do cofre da superintendência do Rio. Segundo o delegado Roberto Prel, superintendente em exercício da PF do Rio, foram feitas fotocópias de todas as notas, o que deve facilitar a localização. Segundo ele, as notas de euros ¿ todas de 500 ¿ serão as mais fáceis de serem rastreadas, já que não circulam com facilidade.

O Ministério Público federal instaurou procedimento administrativo para apurar o desaparecimento do dinheiro. O procurador da República Gino Liccione, do grupo de Controle Externo da Atividade Policial, enviou ofício ao superintendente da PF no estado, José Milton Rodrigues, dando um prazo de 24 horas para o envio dos nomes e da qualificação de todos os policiais que participaram da Operação Caravelas. Liccione requisitou ainda cópias de todos os documentos relacionados à operação, a fim de que sejam identificados os responsáveis pela guarda do dinheiro e a razão pela qual não houve o depósito num banco, como de praxe.

¿ Sempre que há uma apreensão o procedimento é o mesmo: tira-se cópia de cada cédula e encaminha-se o dinheiro para um banco. O maior erro dessa vez foi não terem feito isso. Assim que tivermos os nomes dos responsáveis pela ordem de deixar o dinheiro naquela sala poderemos tomar medidas mais efetivas, como pedir prisões ¿ explicou o procurador.

Lancha de acusado é apreendida em Búzios

Antes havia dois inquéritos da Operação Caravelas: de tráfico no Rio e de lavagem de dinheiro em Goiânia. Os dois foram unificados na 11ª Vara Federal Criminal de Goiás. No Rio, já foram apreendidos na operação, além de 1,6 tonelada de cocaína, 17 carros dos acusados, que devem ser levados hoje para Goiânia. Ontem, uma lancha, apreendida na casa de José Antonio de Palinhos, em Búzios, foi levada para a sede da PF, na Praça Mauá. A cocaína apreendida, que continua na sede da PF, deve ser incinerada assim que a Justiça autorizar.