Título: 'Mentiras contadas irão aparecer', afirma Lula
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 17/09/2005, O País, p. 5

'O país tem seus percalços políticos. E não é a primeira nem será a última vez que isso acontece', diz presidente

MACEIÓ (AL). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem aos brasileiros que não fiquem traumatizados diante da crise política e disse que as mentiras que foram contadas até agora vão aparecer. Em discurso na inauguração do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, afirmou que a crise não prejudicará o governo nem a população.

- O país tem seus percalços políticos. E não é a primeira nem será a última vez que isso acontece. É bom que seja assim, porque vai consolidando o processo democrático. As mentiras que forem contadas irão aparecer. As verdades que foram ouvidas serão apuradas. E aqueles que tiverem culpa pagarão pelos erros que cometeram. Essa é a lógica na política em qualquer lugar.

E completou:

- Não há por que ficarmos mais ou menos traumatizados. Quem mentiu (a mentira), vai aparecer. A democracia permanecerá no seu leito natural. Tenho a responsabilidade de cuidar de qualquer que seja a acusação, qualquer que seja a denúncia contra quem quer que seja, para não prejudicar 186 milhões de brasileiros que, no fundo, são as vítimas quando as coisas não dão certo.

Lula foi muito aplaudido, mas também ouviu vaias puxadas por militantes do PSTU, da Coordenação Nacional de Lutas Sindicais e pela Coordenação de Luta Estudantil. Eles gritavam "olê, olê, olá, fora Lulá", enquanto a maior parte das duas mil pessoas entoava o jingle original da campanha, o "olê, olê, olá, Lulá, Lulá". Militantes do PT, porém, não pareceram muito animados: só foi vista uma bandeira com a estrela do partido. Lula disse que já inaugurou dez aeroportos e que o país está retomando o ritmo do crescimento. O aeroporto alagoano foi um investimento de R$217 milhões e dobrou a capacidade anterior.

Lessa cobra pacto federativo

O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), criticou a política econômica e perguntou pelo pacto federativo:

- A dívida não tem origem em estradas, nos aeroportos, nas obras, mas sim na política ortodoxa errada que existe no Brasil. O tesouro tem uma visão injusta - criticou.

Lula respondeu que os acordos com os estados foram feitos com governadores anteriores. E criticou a má aplicação de recursos:

- Foi feito acordo com governadores, e foi passado dinheiro para fazerem estradas. Em muitos estados, acabou o dinheiro e as estradas não foram feitas. Tem governador que diz: presidente, vamos devolver a estrada para Vossa Excelência. Eu falo, tudo bem. Devolva a estrada, mas me devolva o dinheiro também. E cadê o dinheiro? O gato comeu. Na verdade, o dinheiro foi usado para pagar salários, décimo-terceiro e agora vários estados têm esse problema.

O presidente estava ao lado do ministro de Turismo, Walfrido Mares Guia; do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); do senador José Sarney (PMDB-AP); e de deputados da bancada alagoana em Brasília, inclusive de José Thomaz Nonô (PFL), que pode suceder ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).

Em conversas com aliados, Lula mostrou-se chocado com a vaidade dos parlamentares numa eventual disputa para presidir a Câmara.

- Tem muita gente na Câmara picada pela mosca azul - teria dito Lula a Renan.

www.oglobo.com.br/pais

"Tenho a responsabilidade de cuidar de qualquer que seja a acusação, qualquer que seja a denúncia contra quem quer que seja, para não prejudicar 186 milhões de brasileiros"

"Tem governador que diz: presidente, vamos devolver a estrada para Vossa Excelência. Eu falo, tudo bem. Devolva a estrada, mas me devolva o dinheiro também"

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA , Presidente

Legenda da foto: LULA DISCURSA: "As verdades que foram ouvidas serão apuradas. Essa é a lógica na política. A democracia permanecerá no seu leito natural"