Título: PTB REJEITA FILIAÇÃO DE MALUF, QUE PODE FICAR PRESO NA PF ATÉ FIM DO PROCESSO
Autor:
Fonte: O Globo, 17/09/2005, O País, p. 13

Companheiro de cela diz que ex-prefeito é simpático e que a comida é boa

SÃO PAULO. O secretário-geral do PTB, deputado Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP), disse ontem que não há qualquer possibilidade de o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP) se filiar ao partido. Embora já tivesse até data marcada, dia 12, depois remarcada para 19 de outubro, a troca oficial do PP pelo PTB não teve o apoio da bancada federal petebista.

Segundo Fleury, as negociações com Maluf não foram influenciadas pela prisão dele.

Ontem os advogados de Paulo e Flávio Maluf ainda não tinham decidido a linha do recurso que vão protocolar na próxima semana no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do juiz Luciano de Godoy, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, que negou hábeas-corpus aos dois.

De acordo com a juíza Silvia Maria Rocha, da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que decretou a prisão de Maluf e seu filho, não há prazo para a prisão preventiva e, como a liberdade pode prejudicar o processo, eles podem ficar presos até o fim do processo que apura a participação deles nos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha. Eles serão interrogados na próxima quarta-feira.

Um companheiro de cela cordial e agradável

Maluf tem sido agradável com os companheiros de cadeia. Quem conta é Rosana Paula Santos, mulher de um português preso há três meses na PF em São Paulo. O marido dela, acusado pela Justiça de Portugal de usar em benefício próprio o dinheiro da venda de um carro que não lhe pertencia, aguarda o processo de extradição. Ele contou a Rosana sobre o contato que teve com o ex-prefeito.

- Ele disse que Maluf é extremamente inteligente, muito simpático, muito dado, e falou para meu marido que gostava de portugueses.

Rosana disse que seu marido não acha a comida tão ruim quanto Maluf, que disse que não daria a refeição da cadeia nem para um cachorro. Mas o frio, outra reclamação de Maluf, também incomoda o marido dela.

- Não tem muita luz na cela, que não tem janelas - disse Rosana, que negou que o ex-prefeito esteja tão abatido quanto se diz. - Acho que na cadeia se perde a noção das coisas.

Banho, só no chuveiro comum. Segundo Rosana, os detentos tomam banho de dois em dois. Televisão só à noite, durante cerca de duas horas. Mas a presença de Maluf alterou a rotina na cadeia, diz Rosana. As ligações telefônicas, permitidas às quartas-feiras, foram suspensa esta semana. Além disso, o fato de pai e filho ficarem sozinhos numa cela, já que os outros três presos que estavam com eles foram retirados para outras celas, causou revolta. Rosana diz que algumas celas têm até oito presos.