Título: CRISE PROVOCA BAIXA TAMBÉM NO PCDOB
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 17/09/2005, O País, p. 12

Depois de 42 anos no partido, deputado Sérgio Miranda (MG) vai para PDT

BRASÍLIA. A crise política causou a primeira baixa no PCdoB, mais antigo e tradicional parceiro de aliança do PT e do presidente Lula. Depois de 42 anos no partido, o deputado Sérgio Miranda (MG), um dos mais destacados da bancada mineira, deixa a legenda e vai para a oposição ao governo Lula, filiando-se ao PDT. Em carta de desfiliação, Miranda afirma que há muito tempo tem diferenças com a direção do PCdoB e mais ainda agora que o partido, diante da crise, decidiu por uma maior identificação e compromisso com o governo.

"Camaradas, estou no PCdoB há mais de 40 anos. Nesse período, enfrentei numerosas adversidades e também tive algumas das maiores alegrias da minha vida. É lamentável que a situação tenha chegado a este ponto", diz Miranda na carta.

Ele disse que a tensão entre ele e o PCdoB chegou ao limite nas votações da reforma da Previdência e do aumento do salário-mínimo, e se aprofundaram com a manutenção do apoio a Lula após a crise política.

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse no site do partido que lutou para manter o deputado, e mostrou-se ressentido pela decisão de Miranda.