Título: CCJ DO SENADO RECEBE PROJETO DE REFORMA ELEITORAL
Autor:
Fonte: O Globo, 21/09/2005, O País, p. 11

Proposta de Tasso prorroga prazo para aprovar novas regras

BRASÍLIA. Começou a tramitar ontem na Comissão de Constituição e Justiça do Senado proposta de emenda constitucional do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que prorroga para 30 de dezembro o prazo para alterações na legislação que vai reger a eleição de 2006. Ter um prazo mais amplo para votar uma reforma político-eleitoral interessa às legendas que desejam novas regras na eleição, especialmente PP, PTB e PL, que querem atenuar as exigências para o funcionamento partidário, a chamada cláusula de desempenho.

Esses partidos somam hoje cerca de 150 votos e usam esse peso para negociar seus interesses, especialmente no momento em que os votos serão vitais para eleger o novo presidente da Câmara.

Para o deputado Miro Teixeira (PT-RJ), a pressão para dilatar os prazos da reforma junta os pequenos partidos e as grandes legendas, que estão de olho no tempo de TV e nos recursos dessas siglas para as coligações de 2006. Ele disse ontem que ficará contra a proposta de Tasso, apoiada na véspera por Lula:

- Há uma articulação para votar uma emenda desastrosa, que aumentará os componentes da crise na opinião pública.