Título: BANCOS ELEVARAM JUROS NO MÊS EM QUE SELIC CAIU
Autor: Ronaldo D"Ercole
Fonte: O Globo, 21/09/2005, Economia, p. 23

Taxa média do empréstimo pessoal nas principais instituições foi a 5,46% ao mês e a do cheque especial, a 8,32%

SÃO PAULO. Pesquisa do Procon de São Paulo, realizada junto aos dez maiores bancos do país, mostra que algumas dessas instituições elevaram as taxas de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial este mês, às vésperas do corte na Taxa Selic anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada. O resultado foi que a taxa média dos juros do empréstimo pessoal nessas dez instituições financeiras subiu de 5,44% mensais em agosto para 5,46%. No cheque especial, a taxa média chegou a 8,32% mensais, contra 8,29% mês passado.

Nos empréstimos pessoais, as taxas foram puxadas pelo Banespa, que elevou os juros dos financiamentos com 12 meses de prazo de 5,75% mensais em agosto, para 5,8% este mês, e pelo Real ABN-Amro, que reajustou os juros para o mesmo prazo de 5,7% para 5,9% mensais.

No cheque especial, foram os ajustes realizados por Santander, Banco do Brasil (BB) e, novamente, Banespa que puxaram a taxa média. Banespa e Santander fixaram as taxas máximas para o especial em 8,5% ao mês, contra 8,4% em agosto. Já no BB as taxas máximas foram a 8,03% mensais, acima dos 7,99% do mês passado.

O diretor de Varejo do BB, Paulo Benzanini, informou que os juros máximos do cheque especial sofreram um ajuste técnico ainda no mês de agosto.

- No primeiro semestre, nós não ajustamos nossas taxas todas as vezes em que o Copom elevou a Taxa Selic. E quando fizemos o último ajuste, contávamos com a redução breve da Selic - explicou Benzanini. - Estávamos perdendo margem e tivemos de fazer um ajuste técnico.

Cheque especial mais caro em Itaú, Banespa e Santander

Segundo Benzanini, a taxa máxima do cheque especial do BB foi reajustada em 22 de agosto. Procurado pela reportagem do GLOBO, o Santander/Banespa afirmou que não comentaria o aumento nos juros, por tratar-se de assunto estratégico do banco. Já o Real ABN-Amro não retornou contato telefônico da reportagem.

O estudo do Procon-SP mostra também que, com o ajuste deste mês, os juros do cheque especial de Banespa e Santander chegaram aos 8,5% mensais cobrados pelo Itaú, os mais altos do mercado nessa modalidade de crédito. A menor taxa do especial é a da CEF: 7,95% ao mês.

Já nos empréstimos pessoais, o Itaú novamente surge como o campeão dos juros altos, com 5,95% ao mês para empréstimos com 12 meses de prazo. A menor taxa nessa linha é a da Nossa Caixa, de 4,25% ao mês.

INCLUI QUADRO: O CUSTO DO CRÉDITO [AS TAXAS DE JUROS DOS BANCOS AO MÊS]