Título: UM BOM EXEMPLO BRASILEIRO
Autor: JODY WILLIAMS
Fonte: O Globo, 24/09/2005, Opinião, p. 7

Quando a Campanha Internacional para Banir as Minas Terrestres (International Campaign to Ban Landmines, ICBL) foi lançada mundialmente em 1992, nem os mais otimistas achavam que fosse possível remover esses arsenais do mundo. A utilização destas armas era tão duradoura e disseminada que a visão da proibição parecia estar longe da realidade.

Porém, em cinco anos de luta, a ICBL, criada por cidadãos comuns, alcançou o extraordinário ¿ um tratado internacional de proibição de minas terrestres. No mesmo ano, a Campanha e eu fomos contempladas com o Prêmio Nobel da Paz, por termos transformado ¿uma visão em uma realidade possível¿. O Comitê reconheceu também a Campanha como ¿um modelo de importância decisiva para os esforços internacionais pelo desarmamento e pela paz¿.

No dia 23 de outubro, o Brasil será o primeiro país do mundo a colocar nas mãos do seu povo a decisão sobre a legislação nacional de controle de armas, através do voto. O referendo, em conjunto com outras medidas previstas no Estatuto de Desarmamento, já reconhecido internacionalmente, atraiu a atenção de todas as nações. Um passo corajoso para reduzir os níveis inaceitáveis de mortes e ferimentos provocados por armas de fogo.

O exemplo do Brasil já repercutiu na América Latina ¿ região com índices mais elevados de homicídios com armas de fogo no mundo ¿ levando outros países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai a iniciarem processos para tornar mais rígidas as suas leis nacionais de controle de armas de fogo.

Nesse momento único, os cidadãos brasileiros estarão refletindo sobre a sua própria visão de uma sociedade mais justa e pacífica. A construção da paz é uma tarefa árdua. Muitas vezes, é resultado de coragem solitária, de atos individuais que podem contribuir para a mudança. Criar uma sociedade mais pacífica requer a transformação de práticas e idéias enraizadas. O sucesso da ICBL destacou a importância de encontrar soluções criativas para essa transformação. O referendo brasileiro do desarmamento é uma resposta inédita para tentar reduzir os custos humanos dessas armas letais.

Semelhante ao nosso trabalho contra as minas, a sociedade civil brasileira está envolvida em todas as etapas na luta pelo desarmamento no Brasil. Familiares de vítimas e sobreviventes da violência participam de negociações políticas, como organizações não-governamentais têm papel-chave no desenho e na implementação da campanha de entrega voluntária de armas, que retirou cerca de 450 mil artefatos de circulação.

Como uma das cinco mulheres ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz nos últimos quinze anos, saliento a importância da participação feminina na campanha pelo ¿sim¿ no referendo. Apesar das mulheres constituírem a minoria dos que usam armas, estamos muitas vezes no meio do fogo cruzado. Freqüentemente, somos nós que oferecemos apoio emocional e financeiro em comunidades devastadas pela violência armada, como também cuidamos dos feridos. Em todo o mundo, as mulheres lutam por uma inclusão significativa nos processos formais de consolidação da paz e do desarmamento. As mulheres do Brasil ¿ que representam a maioria dos eleitores ¿ têm agora uma oportunidade histórica para influenciar as políticas de segurança.

A minha experiência com a campanha de minas terrestres me faz afirmar com convicção: Sim, é possível cidadãos comuns se unirem e alcançarem o extraordinário. Sim, é possível sonhar com um mundo mais pacífico e tornar o sonho realidade. No dia 23 de outubro, vencendo a paz, a mensagem ecoará por todo o mundo.

JODY WILLIAMS ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1997, pelo Tratado Internacional de Proibição de Minas Terrestres.