Título: TEMER RESISTE ATÉ A PMDB E MANTÉM CANDIDATURA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 24/09/2005, O País, p. 8

Ele reage mal a apoio de Renan a Aldo

SÃO PAULO. Resistindo a pressões inclusive de seu próprio partido, o deputado Michel Temer (PMDB-SP) disse ontem que manterá sua candidatura à presidência da Câmara. Dizendo-se um candidato que não é da oposição nem da situação, defendeu o consenso e duvidou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esteja apoiando Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

¿ Não vi uma declaração explícita dele. Claro que seria atividade de um indivíduo reles, mas o Renan não é uma figura dessa natureza. Foi ele que incentivou minha candidatura, incentivou a bancada a lançar um manifesto unânime à candidatura, e não faria isso. Tenho certeza ¿ afirmou Temer.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que esteve em São Paulo ontem para participar de um comício em defesa do sim no referendo contra o desarmamento, disse que a candidatura de Temer precisa ampliar seus apoios para se viabilizar. Segundo ele, os nomes do peemedebista e de Aldo Rebelo ¿se equivalem¿.

¿ Se não ampliar, o próprio Michel precisa entender, e o partido também, que nós precisamos encontrar um nome com o mesmo perfil, que atenda às exigências da sociedade e da instituição ¿ defendeu Renan, que completou:

¿ A candidatura do Michel precisaria ampliar, com PFL, PSDB, e com o PT. Eu mesmo trabalhei para que a candidatura ampliasse. Se ampliar, ninguém melhor que o Michel. Mas se ela não ampliar temos que reconhecer as circunstâncias. Quem sabe num outro momento ela não acontecerá. Mas agora o melhor candidato é aquele que conseguir ampliar com os partidos, a favor da instituição.