Título: CRISTOVAM É RECEBIDO COM FESTA NO PDT
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 24/09/2005, O País, p. 8

Senador diz que, no novo partido, manterá a bandeira pela educação

BRASÍLIA. O ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque (DF) comemorou ontem sua filiação ao PDT com uma festa na sede do partido, em Brasília. Há três semanas, o parlamentar deixou o PT e, desde então, foi cortejado por diferentes partidos até tomar sua decisão final. Ele chegou a cogitar a hipótese de se filiar a outros quatro partidos ¿ PPS, PCdoB, PSB e PV ¿ mas acabou optando pelo PDT.

PT gasta seu tempo com briga interna, diz

Aos eleitores, o senador explicou, em sua página na internet, que a opção pelo PDT foi inspirada na biografia de personalidades da vida pública que já integraram a legenda, como Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Cristovam afirmou que, como ambos, sua principal bandeira também é a educação.

O site do parlamentar também divulgou ontem uma carta endereçada a dirigentes do PT na qual explica a troca de agremiação. Ele afirmou estar descrente na capacidade do PT de construir um projeto alternativo para o país para os próximos dez anos. Disse que, em vez disso, o partido gasta toda a sua energia na disputa interna por poder.

O evento que marcou a chegada de Cristovam no PDT também celebrou a filiação de outros três deputados: Sérgio Miranda (ex-PCdoB de Minas), André Costa (ex-PT do Rio de Janeiro) e Wagner Lago (ex-PP do Maranhão). Os novos integrantes foram saudados pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e por seus novos colegas de agremiação.