Título: POMAR ESTARIA APENAS DEZ VOTOS À FRENTE DE PONT
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 24/09/2005, O País, p. 11

Resultado oficial do primeiro turno deve sair semana que vem

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Informações extraoficiais divulgadas ontem mostravam que Valter Pomar ainda estaria na frente de Raul Pont, mas por uma diferença de apenas dez votos. O PT chegou a anunciar um boletim parcial sobre o primeiro turno das eleições para o início da noite, mas, por causa dessa diferença irrisória, o partido decidiu contar e recontar os votos. O resultado final deve sair apenas na semana que vem.

Há um temor no partido de que essa diferença leve a disputa para o ¿tapetão¿, com pedidos de recontagem de todos os lados e denúncias de irregularidades por parte de Pont, caso Pomar vença. A chapa de Pont tem dito que Pomar pode ter sido beneficiado em um reduto eleitoral em São Paulo.

O Movimento PT, corrente de centro que defendeu a candidatura da deputada Maria do Rosário, não vai apoiar Ricardo Berzoini, e condicionou seu respaldo a Pont a uma postura de defesa do governo Lula, em reunião com mais de 70 líderes, em Brasília.

Pomar, que já anunciou apoio irrestrito a quem quer que seja o adversário de Berzoini, defende a tese de que o segundo turno será um plebiscito ¿ mas a disputa será entre os defensores do continuismo e os petistas que defendem mudanças em relação à antiga direção, que teria levado o PT à pior crise de sua história. (Ricardo Galhardo e Luiza Damé)