Título: BERZOINI: `PT TEM DE FAZER DEFESA DO GOVERNO¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 24/09/2005, O País, p. 11
Estratégia para 2º turno muda com o crescimento de Pont
SÃO PAULO. A defesa ou não do governo Lula entrou no centro dos debates do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT. O candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, que vai para o segundo turno no próximo dia 9, disse ontem que a disputa será um plebiscito entre os defensores e os opositores do governo:
¿ É fundamental que o PT faça uma defesa intransigente do governo e é isso o que diferencia minha candidatura das demais. A avaliação do nosso governo será o debate fundamental no segundo turno.
A estratégia de Berzoini foi decidida em reunião do Campo, quarta-feira em Brasília, e contrasta com declarações do deputado e ex-ministro como candidato. Logo que foi escolhido pela corrente governista, ele fez críticas à política econômica.
Segundo O GLOBO apurou, a nova estratégia leva em conta a possibilidade de que Raul Pont, candidato da Democracia Socialista, ultrapasse Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, na reta final da apuração.
Embora seja de uma corrente de esquerda, Pomar é favorável à defesa do governo Lula. Já Pont ¿ cuja corrente indicou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto ¿ prega uma postura crítica.
¿ Se eu for eleito, o PT pedirá mudanças na política econômica e faremos uma dissidência em relação ao governo ¿ disse ele ontem.(R.G.)