Título: LULA RECEBE NOTÍCIA COM `ENORME TRISTEZA¿
Autor: Ciça Guedes e Toni Marques
Fonte: O Globo, 24/09/2005, O País, p. 14

Presidente decide hoje se irá ao velório ou à cremação do corpo no domingo

BRASÍLIA e RIO. Ontem, logo que soube da morte do amigo Apolonio de Carvalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para a viúva, Renée, para dar os pêsames à família. O filho mais velho de Apolonio, René-Louis de Carvalho, disse que o presidente Lula conversou com seu pai pelo telefone anteontem.

Também na quinta-feira, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que cumpria agenda no Rio, foi visitar o velho dirigente petista no hospital, por determinação de Lula.

O presidente lamentou a morte do amigo em nota distribuída pela Secretaria de Imprensa da Presidência, ontem à noite. Lula, que já estava em Salvador, irá decidir se comparece hoje ao velório ou se irá à cremação do corpo, no domingo.

Na nota, Lula diz que recebeu com ¿enorme tristeza¿ a notícia da morte do ¿querido amigo, companheiro e otimista irreversível¿.

Lula disse que a vida de Apolonio mostrou que ¿vale a pena enfrentar a batalha pela igualdade e pela justiça social em qualquer tempo e em qualquer lugar do mundo¿, e que ele lhe ensinou que ¿a perseverança e a honestidade de propósitos serão sempre recompensadas¿.

O texto foi divulgado pelo Palácio do Planalto depois que o presidente já tinha embarcado para a capital baiana.

O presidente destacou na nota que Apolonio é ¿um dos maiores exemplos de bravura, coragem e coerência¿ que já conheceu. No texto, Lula afirma que o militante foi ¿um personagem absolutamente ímpar em nossa História. Lutou com o mesmo empenho na Resistência francesa ao nazismo e nas fileiras da redemocratização no Brasil.¿

O prefeito do Rio, Cesar Maia, disse ontem que ¿a figura de Apolonio de Carvalho merece todo nosso respeito. Ele foi um brasileiro que dedicou a vida à luta pelos ideais em que acreditava. E fez isso não apenas no Brasil¿.