Título: JUROS BANCÁRIOS SUBIRAM EM AGOSTO
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 24/09/2005, Economia, p. 32

Taxa média dos empréstimos chegou a 49,1% ao ano

BRASÍLIA. A taxa média de juros bancários para consumidores e empresas subiu de 48,8% em julho para 49,1% ao ano no mês passado. O ligeiro aumento ocorreu no spread, que é a diferença entre os juros ao cliente e a taxa de captação de recursos no mercado financeiro. O indicador passou de 29,8% para 30,2% ao ano em agosto. Ao mesmo tempo, a taxa de captação teve uma queda de 19% ao ano para 18,9% ao ano, com a sinalização em agosto de que o Banco Central começaria a reduzir os juros básicos a partir de setembro. Ou seja: os bancos embolsaram a diferença.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, disse que o mês de agosto tem maior procura por crédito.

¿ Existe a sazonalidade do Dia dos Pais e as pessoas usam mais cartão de crédito e cheque especial para quitar os gastos feitos nas férias ¿ afirmou.

Os juros do cheque especial passaram de 148% em julho para 148,5% ao ano em agosto, o maior nível desde os 152,2% de setembro de 2003. No crédito pessoal (CDC), a taxa média aumentou de 76,6% para 77,1% ao ano. A alta foi compensada pela queda nos juros da compra de veículos, que diminuíram de 36,1% para 35,7% ao ano no mês passado. O custo dos empréstimos com desconto na folha de pagamento também caiu, de 36,8% para 36,6% ao ano. Este último tem juros menores pois tem menos risco para as empresas financeiras.

¿ O crédito com desconto em folha continua puxando o volume de operações de pessoas físicas ¿ disse Lopes.