Título: PETRÓLEO: G-7 QUER LIMITAR IMPACTO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 24/09/2005, Economia, p. 33

WASHINGTON. Num encontro paralelo à reunião anual conjunta do FMI e do Bird, os ministros de Economia dos países mais ricos do mundo ¿ o Grupo dos Sete (G-7) ¿ prometeram fazer de tudo para limitar os impactos negativos dos crescentes preços do petróleo na economia global. EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Japão, Itália e Canadá pediram que os produtores invistam mais no setor, para aumentar o fornecimento. E sugeriram que os países consumidores explorem fontes alternativas de energia e aperfeiçoem os esforços de conservação.

Ao anunciar os resultados do encontro, os ministros do G-7 praticamente reconheceram algo que o Institute of International Finance (IIF), que reúne os maiores bancos privados do mundo, havia solicitado formalmente dias atrás em uma carta a eles: a ampliação definitiva do grupo.

Os ministros revelaram que haviam convocado cinco grandes países emergentes ¿ Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul ¿ para uma sessão paralela ontem. Nela foi discutida uma estratégia para ¿compartilhar a responsabilidade¿, entre países ricos e em desenvolvimento, na busca por medidas que fortaleçam o crescimento sustentável.

¿Concordamos em realizar uma nova reunião desse tipo em dezembro próximo, na Grã-Bretanha¿, disse o comunicado do G-7. (J.M.P.)