Título: Planalto teme que cargo fique com a oposição
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/09/2005, O País, p. 5
'A Câmara saberá escolher um novo presidente comprometido com o fortalecimento da instituição e da democracia', diz Lula
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, por meio da Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, estar seguro de que a Câmara dos Deputados saberá escolher um novo presidente e que o Executivo manterá diálogo com o Legislativo quem quer que seja o escolhido. Mas no Planalto a preocupação é justamente com a sucessão de Severino Cavalcanti e com a possibilidade de a oposição conquistar o controle da Casa.
Lula disse ainda, segundo os assessores, que a decisão de Severino foi pessoal. Na segunda-feira, ele e Severino se encontraram no Planalto e o ex-deputado antecipou a decisão.
- Foi uma decisão de foro íntimo, que deve ser respeitada. A Câmara saberá escolher um novo presidente da Casa comprometido com o fortalecimento da instituição e da democracia brasileira. Quem quer que seja o eleito, o governo continuará a manter um diálogo fluido e construtivo com o Poder Legislativo - disse Lula.
Nos bastidores, o Planalto trabalha para que a base aliada fique unida e o PT não cometa os erros de fevereiro, quando foi dividido para a disputa e perdeu para Severino. Lula tem dito que a Câmara não pode ser uma extensão do Planalto, "mas também não pode ser um bunker da oposição". Lula acompanhou o dia na Câmara de seu gabinete. No momento em que Severino anunciava sua renúncia, o presidente estava reunido com diversos ministros.