Título: PONT PODE UNIR ESQUERDA CONTRA BERZOINI NO PT
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2005, O País, p. 13

Pomar não teria apoio de Plínio por causa de irregularidades em SP

SÃO PAULO. Os resultados parciais do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT reavivaram as chances de união das correntes de esquerda contra Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, que já garantiu vaga no segundo turno da votação que escolherá o novo presidente nacional do partido

Com 293 mil votos apurados de um total estimado de 315 mil, Ricardo Berzoini continuava na frente com 42,5%. A disputa pelo segundo lugar ficou ainda mais acirrada. Valter Pomar (Articulação de Esquerda) tinha 15% contra 14,6% de Raul Pont, da Democracia Socialista (DS). A diferença entre os dois era de apenas 1.118 votos.

Plínio de Arruda Sampaio, candidato independente apoiado pela Ação Popular Socialista (APS), tinha 13%, apenas 225 votos à frente de Maria do Rosário, da corrente moderada Movimento PT, que tinha 12,9%.

Plínio: "Pont não usou currais eleitorais"

A possibilidade de Pont ultrapassar Pomar aumenta as chances de uma união das esquerdas no segundo turno. Plínio resiste em apoiar Pomar por considerar que o candidato da Articulação de Esquerda, com apoio de ex-secretário municipal Jilmar Tatto, se beneficiou de supostas fraudes cometidas em São Paulo. A resistência diminui se Pont for para o segundo turno.

- Sexta-feira reunirei meu grupo para tomarmos uma decisão. Mas se o Pont for para o segundo turno a negociação é de outra natureza. Ele não usou currais eleitorais e tem um grupo bom, a DS é forte. É muito diferente do outro, que usou currais - disse Plínio.

O Movimento PT se reuniu ontem à noite, em Brasília, para decidir seu posicionamento no segundo turno. O mais provável é que a corrente moderada feche o acordo em torno do adversário de Berzoini, seja ele quem for.

- Um fator que vai pesar muito na nossa decisão são as disputas estaduais. Vamos para o segundo turno contra o Campo Majoritário no Rio de Janeiro e na Paraíba- disse Romênio Pereira, um dos líderes da corrente.

O Campo Majoritário também se reuniu ontem à noite em Brasília para definir a estratégia de campanha de Berzoini no segundo turno. Mas até às 21h ainda não havia tomado decisões.

Pedido de impugnação de urnas em área de Jilmar Tatto

Os apoiadores de Raul Pont estavam otimistas ontem à noite por conta do mapa de apuração. Os dados de estados com grandes colégios eleitorais onde a DS é forte, como Minas Gerais e Bahia, ainda não haviam sido computados.

Além disso, DS e APS devem protocolar amanhã, em conjunto, um grande volume de recursos contra as irregularidades como o transporte de eleitores e o pagamento de anuidades em atraso por terceiros. Foram detectados indícios fortes de fraudes em pelo menos quatro estados, a maior parte deles em São Paulo. As duas correntes devem pedir impugnação de urnas da região de Capela do Socorro, com mais de 2.500 votos, na capital paulista, onde a família Tatto exerce forte influência e Pomar obteve grande vantagem sobre os demais candidatos.