Título: APÓS QUEDA ACENTUADA, POPULARIDADE DE LULA FICA ESTÁVEL
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2005, O País, p. 13

BRASÍLIA. Pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o índice de confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva se estabilizou após uma queda acentuada registrada com o agravamento da crise política. Em levantamento feito pelo Ibope em agosto, 52% dos entrevistados diziam que não confiavam no presidente, contra 51% na pesquisa divulgada ontem. O percentual de pessoas que confiam em Lula, que era de 56% no início da crise, em junho, havia caído para 43% no mês passado e agora em setembro está em 44%.

O Ibope ouviu 2002 pessoas entre os dias 8 e 12 de setembro em 143 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos.

A avaliação do governo também foi afetada de forma significativa pelos desdobramentos da crise política. As avaliações de que o governo é ruim ou péssimo, que somavam 22% em junho, pularam para 31% em agosto e agora chegam a 32%. Já e proporção de bom e ótimo ficou nos mesmos 29% do mês passado. O maior percentual é o dos que consideram o governo regular: era de 41% em junho, caiu para 38% e agora é de 36%.

No Palácio do Planalto, a pesquisa reforçou o sentimento de alerta com a queda acentuada de popularidade do presidente nos últimos dois meses. A avaliação é de que a crise contaminou mesmo a imagem do presidente. No Congresso, petistas alertaram para a necessidade de reação do presidente.

- Ao dizer que o presidente não está num bom momento, o povo quer que o governo melhore. As pessoas não torcem para o pior - disse o deputado Paulo Delgado (PT-MG).

www.oglobo.com.br/pais