Título: MATO GROSSO: SEM-TERRA FAZEM QUEBRA-QUEBRA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2005, O País, p. 15

Assentados, em conflito com índios, depredam prefeitura e Câmara de Bom Jesus do Araguaia

CUIABÁ. Cerca de 80 moradores de um assentamento de sem-terra destruíram a Câmara Municipal e a prefeitura de Bom Jesus do Araguaia, cidade mil quilômetros a nordeste de Cuiabá. O ato de vandalismo aconteceu no final da tarde de terça-feira, após o grupo se desentender com índios xavantes. Os assentados acusam o prefeito Hércules Martins (PPS) de proteger os índios e de ser contra a criação do assentamento.

O prédio da prefeitura está completamente destruído. Os assentados quebraram vidraças, portas, telefones, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, vasos do banheiro e duas motocicletas usadas pela fiscalização do município. A Câmara também foi depredada. Os prejuízos ainda não foram calculados, segundo a prefeitura.

O grupo de depredadores é formado por pequenos produtores rurais, que desde sexta-feira passada estão assentados na fazenda Bordolândia. Eles viviam numa área que agora virou a reserva xavante Marãiwatsede.

Por volta do meio-dia de terça-feira, os assentados interceptaram um ônibus com jovens xavantes que estudam no município. A Polícia Militar teve de escoltar os índios até a reserva.

A polícia prendeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus do Araguaia, Antônio Serafim, suspeito de comandar o vandalismo.