Título: MOTORISTAS VÃO RECEBER MULTA DE OUTROS ESTADOS
Autor: Fábio Vasconcellos
Fonte: O Globo, 22/09/2005, Rio, p. 24

Com integração a registro nacional, veículos de fora também serão punidos por irregularidades

Acabou a impunidade dos motoristas fluminenses que, em viagens a negócios ou turismo em outros estados, com veículos de placa do Rio de Janeiro, não respeitavam as leis de trânsito da região visitada. O mesmo vai acontecer com os motoristas de outras regiões do país que praticavam irregularidades no trânsito fluminense. A partir da próxima segunda-feira, o Detran-RJ estará integrado ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o que significa que as multas, onde quer que tenham sido registradas (nos 12 estados conveniados), chegarão às casas dos fluminenses ou dos motoristas em visita ao Rio.

Além disto, o Detran-RJ começará a receber do Serpro (Serviço de Processamento de Dados, do Governo federal) 18.457 multas aplicadas, nos últimos dois anos, em veículos registrados no Rio e flagrados em outras unidades federativas que já faziam parte do sistema. As multas não foram enviadas para os motoristas fluminenses porque o Detran-RJ ainda não estava integrado. Atualmente, o Renainf conta com 12 estados: Pernambuco, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pará, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caso não paguem o valor cobrado, os motoristas não poderão licenciar o veículo. As medidas foram determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Renainf prevê ainda que as infrações cometidas por motoristas nos estados integrados resultem em pontos na carteira nacional de habilitação, procedimento previsto no Código de Trânsito. Ou seja, os motoristas terão os pontos relativos à infração incluídos no cadastro.