Título: APROVADO O DESLIGAMENTO DE PARDAIS À NOITE
Autor: Fábio Vasconcellos
Fonte: O Globo, 22/09/2005, Rio, p. 24

Prefeito disse que vetará a decisão da Câmara Municipal; é de madrugada que ocorre a maioria dos acidentes

Na Semana Nacional do Trânsito, a Câmara de Vereadores aprovou ontem, em segunda votação, projeto de lei que determina o desligamento dos pardais eletrônicos entre 22h e 6h. É justamente nesse horário que ocorre a maioria dos acidentes envolvendo jovens, entre 20 e 24 anos, conforme um estudo da PUC. O projeto segue para o prefeito Cesar Maia, que pretende vetar a proposta.

O vereador Jerônimo Guimarães (PMDB), autor do projeto, afirma que a medida ajudará motoristas a evitar assaltos de madrugada, quando são obrigados a diminuir a velocidade junto aos pardais. O vereador já foi multado por excesso de velocidade por um pardal, na Avenida das Américas, no Recreio, quando voltava para casa, às 23h.

- Percebi que havia um grupo suspeito próximo à pista e mandei o motorista acelerar. Preferi pagar a multa a reduzir a velocidade. Com os pardais desligados, os motoristas poderão se proteger, evitando parar em áreas perigosas, já que é à noite que ocorre a maioria dos assaltos - acredita Jerônimo.

O vereador admitiu rever a lei caso ela entre em vigor e fique comprovado que não houve queda nos números de motoristas vítimas da violência. Enquanto isso, o prefeito disse ontem ser contrário à medida:

- É inconstitucional. Não tem validade, além de ampliar o número de atropelamentos.

No mês passado, a Câmara derrubou o veto de Cesar ao projeto de lei que determinava o desligamento das lombadas eletrônicas de 22h às 6h. A justificava dos vereadores foi a de que a medida ajudaria os motoristas a fugirem da violência. A prefeitura recorreu da medida e aguarda decisão da Justiça.

Pesquisa feita por uma equipe da PUC, em 2002, mostrou que as vítimas mais freqüentes de colisões e atropelamentos são jovens na faixa etária de 20 a 24 anos. Os acidentes são mais freqüentes aos domingos (30,5%) e de madrugada (39%).

Os números mostram o que vem acorrendo no dia-a-dia do Rio. No sábado, Márcio Frugulhetti Sales, de 24 anos, que dirigia um Porsche, bateu num Gol, por volta de 6h30m, na Avenida Armando Lombardi, na Barra, matando Geraldo Liberato, de 57. Em junho, o Ioannis Amora Papareskos, de 23, bateu com sua picape contra outro veículo, na Avenida Vieira Souto, às 6h30m, matando o engenheiro aposentado Cláudio Mazzei Moniz, de 77, que estava na calçada. O Detran suspendeu a carteira de motorista do jovem por um ano.

http://oglobo.globo.com/especiais/motorista/