Título: FOSSA COLETIVA NAZISTA É ENCONTRADA NA ALEMANHA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2005, O Mundo, p. 33

Reforma em base aérea revela restos mortais de 34 trabalhadores escravos judeus. Corpo de Wiesenthal é velado

STUTTGART, Alemanha, e VIENA. Uma fossa coletiva com os corpos de 34 trabalhadores escravos judeus vítimas do nazismo foi encontrada ontem numa base aérea de Stuttgart, no oeste da Alemanha. O anúncio da descoberta de uma prova do horror nazista ocorreu no dia em que centenas de pessoas se reuniram no cemitério de Viena para o velório de Simon Wiesenthal, o maior caçador de criminosos nacional-socialistas.

A fossa coletiva foi descoberta por funcionários que participavam de uma obra de recuperação da pista de uma base aérea dos Estados Unidos. Depois de avaliar as condições em que estavam os corpos e realizar testes, foi constatado que eram cadáveres do tempo da Segunda Guerra Mundial. A quase totalidade das vítimas foi morta a tiros ou por golpes, mas pelo menos duas delas aparentemente foram enterradas vivas.

Vítimas foram mortas pouco antes do fim do nazismo

As autoridades de Stuttgart afirmam que é quase certo que tratem-se de judeus que estavam aprisionados no campo de concentração de Natzweiler-Struthof, próximo da fronteira com a França, a poucos quilômetros de Stuttgart. Entre novembro de 1944 e fevereiro de 1945 um grupo foi levado para realizar trabalhos forçados na área em que hoje está a base aérea. No local ficava o campo de trabalho escravo de Echterdingen.

Na área já foram encontrados no passado mais vítimas do nazismo. Em outubro de 1945, foram exumados 66 corpos num bosque próximo ao aeroporto.

A vítimas do Holocausto cujos corpos foram encontrados ontem podem ter sido alguns dos últimos judeus mortos pelos nazistas na região. O avanço dos Aliados na região de Stuttgart ocorreu poucas semanas depois de fevereiro de 1945, após a última ofensiva das forças alemães, em janeiro nas Ardenas, alguns quilômetros ao norte do local.

Enquanto mais uma faceta do horror nazista era exposta ao mundo, em Viena era velado o corpo de Wiesenthal, um sobrevivente de campos de extermínio que após a Segunda Guerra Mundial dedicou a vida a caçar líderes nazistas. Ele morreu aos 96 anos anteontem e ontem foi homenageado por líderes políticos austríacos e por embaixadores de dezenas de países. Seu corpo será enterrado amanhã, em Israel.

Chanceler federal austríaco homenageia Wiesenthal

O chanceler federal da Áustria, Wolfgang Schüssel, ressaltou que Wiesenthal não era uma pessoa poderosa, um potentado ou um chefe de Estado, mas alguém que dedicou a vida à Justiça apesar de suas aparentes limitações.

- Apesar disso tudo, ele possuía o poder de mudar as coisas e fazer do mundo um lugar um pouco mais justo - disse Schüssel, chefe de governo de um país que optou por ser anexado pela Alemanha nazista um ano antes do início da Segunda Guerra Mundial. - A busca da verdade no mundo está mais pobre.

Mensagens para a família de Wiesenthal foram enviadas de todo o mundo. Entra elas, do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e o ex-chanceler federal alemão Helmut Kohl.

Legenda da foto: PAULINE KREISBERG, filha de Simon Wiesenthal, ouve preces feitas diante do corpo do pai, em Viena