Título: O Campo ainda é Majoritário
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 25/09/2005, O País, p. 10

Corrente continua a maior do partido

SÃO PAULO. O Campo Majoritário encolheu, mas, apesar das denúncias de corrupção contra seus principais líderes, continua sendo a maior corrente interna do PT. É o que mostram os resultados parciais do Processo de Eleições Diretas (PED). Com 42% dos votos para o diretório nacional, o Campo Majoritário, que hoje tem 52% do diretório nacional do PT, perdeu a maioria absoluta mas continua sendo a maior corrente do partido. Seus líderes já negociam com outras correntes minoritárias para manter a hegemonia sobre o partido por mais quatro anos. A corrente, que comanda o partido há dez anos, tem como integrantes o presidente Lula, o ex-ministro José Dirceu e os deputados acusados de sacar dinheiro do valerioduto.

¿ Nossa votação foi fantástica, surpreendente, muito boa mesmo. Mostra que o militante entendeu que a crise não é do PT, mas de todo o sistema político ¿ comemorou o secretário de Organização do PT, Gleber Naime, um dos principais articuladores do Campo Majoritário.

Segundo ele, o Campo Majoritário espera a adesão de duas outras correntes para garantir a maioria absoluta no diretório nacional e ter mais da metade dos integrantes no diretório nacional e executiva do partido. O ¿PT de Luta e de Massa (PTLM)¿, representado em São Paulo pelo grupo do ex-supersecretário municipal Jilmar Tatto, teve 6%, e a chapa O ¿Partido que Muda o Brasil¿, 3%. Somados aos 42% do Campo Majoritário, a união de correntes chegaria a 51%, mantendo a hegemonia no partido, conforme contabiliza a direção do Campo Majoritário.

¿ Nos últimos dez anos tivemos a maioria absoluta e a hegemonia política do partido. Agora teremos que construir uma nova hegemonia em torno das idéias que sempre defendemos, da defesa do governo e da reeleição do presidente Lula, apesar de toda a crise ¿ disse Naime.

A aritmética do dirigente é contestada por adversários.

¿ Faltou combinar com os russos ¿ ironizou Valter Pomar, candidato à presidência do PT pela Articulação de Esquerda e que poderá disputar o segundo turno contra Ricardo Berzoini, o candidato do Campo Majoritário, já garantido na fase final da votação.