Título: CAMPO PIONEIRO, EM LOBATO, ABRIGA HOJE FAVELA
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 25/09/2005, Economia, p. 38
Na localidade baiana foi feita a primeira descoberta de petróleo no país, há 66 anos
A história do petróleo no Brasil começou em terra, na Bahia, onde, 66 anos depois, a ANP quer estimular investimentos em campos abandonados. A primeira descoberta de petróleo foi em 1939, em Lobato, perto de Salvador. Ela é creditada a Oscar Cordeiro, da Bolsa de Mercadorias da Bahia, e ao engenheiro Manoel Inácio Bastos. O poço era subcomercial e nunca chegou a produzir petróleo, mas sua descoberta levou a intensas pesquisas no Recôncavo Baiano. O primeiro campo produtor foi o de Candeias, próximo a Lobato. Inaugurado em 1941, ele produz petróleo até hoje. Lobato, sem petróleo, abriga hoje uma favela.
O escritor Monteiro Lobato chegou a fundar a Companhia Petróleo Nacional, mas não achou nada. Ele defendia a existência de petróleo em São Paulo, mas um órgão estatal divulgou estudo afirmando que isso era impossível. Lobato acusou o governo de entreguismo. Sua empresa faliu sem descobrir petróleo.
O primeiro poço profundo foi aberto em 1892, em Bofete (SP), pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo. Chegou a 488 metros e só encontrou água sulfurosa. Em 1953 Getúlio Vargas estabeleceu o monopólio do petróleo e criou a Petrobras. (R.O.)