Título: ENEM TOLERA ATRASO POR CAUSA DA GREVE DOS CORREIOS
Autor:
Fonte: O Globo, 26/09/2005, O País, p. 8

Exame teve quase três milhões de candidatos inscritos, o dobro do ano passado

BRASÍLIA e RIO. Os transtornos provocados pela greve nos Correios levaram ontem o Ministério da Educação a dar tolerância de 15 minutos para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que chegaram atrasados aos locais de prova em 727 municípioss. O teste estava marcado para começar às 13h (horário de Brasília), mas quem chegou até as 13h15m pôde entrar. O ministro da Educação, Fernando Haddad, distribuiu as provas aos inscritos que fizeram o exame na escola pública Elefante Branco, em Brasília.

A greve dos Correios atrapalhou o envio das cartas em que o ministério informava os locais de prova. Mas o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco, afirmou que ninguém ficou prejudicado, pois o serviço telefônico do MEC também dava a informação.

O Enem foi também uma oportunidade para quem quer voltar ao mercado de trabalho, pois as notas contam pontos nos vestibulares de 470 instituições públicas e privadas. As irmãs Cláudia e Cristina Cândido, de 43 e 45 anos, fizeram o exame no Rio. Cláudia é artesã, mas quer voltar ao mercado e pretende cursar a faculdade de letras. Já Cristina, desempregada há quatro anos, acredita que o exame é a oportunidade de se especializar na sua área:

¿ Sempre trabalhei na área administrativa, mas vejo agora a chance de voltar ao mercado com formação superior.

Foram 2.998.083 inscrições, o dobro do ano passado. De acordo com o coordenador do exame, Dorivan Ferreira, o número de alunos que já concluíram o ensino médio foi o que mais cresceu:

¿ O número de egressos do ensino médio no exame pulou de 200 mil, em 2004, para mais de um milhão este ano.

As respostas das 63 questões da prova objetiva estão na página do Inep (www.inep.gov.br). O resultado será divulgado a partir de 16 de novembro.

www.oglobo.com.br/online/educacao