Título: Lula recebe prefeito eleito de Salvador na busca pela reconciliação com PDT
Autor: Luiza Damé e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 04/11/2004, O país, p. 4

Ao receber ontem à tarde o prefeito eleito de Salvador, João Henrique Carneiro (PDT), que derrotou o pefelista César Borges, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse considerar fundamental o bom diálogo com os prefeitos eleitos do PDT em Salvador, Maceió e São Luís. João Henrique se pôs à disposição do Palácio do Planalto para fazer a ponte com seus colegas de partido nas prefeituras e nas bancadas no Congresso.

¿ As bancadas na Câmara e no Senado saberão reconhecer o bom tratamento do governo federal à população de Salvador, Maceió, São Luís, Campinas ¿ disse João Henrique ao sair da audiência. ¿ Partiu dele (Lula) a iniciativa de dizer que críticas feitas por parlamentares do PDT não vão interferir na relação do governo federal com a prefeitura.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse, porém, que o partido não vai mudar.

¿ O prefeito disse isso porque quer abrir portas. Fez o que qualquer prefeito faz porque precisa sobreviver. Nossa postura é tão clara que eles (do governo) sequer nos chamam para conversar. Só há um meio de modificarmos isso: Lula mudar o rumo da política econômica ¿ disse Lupi.

Lupi disse que Lula convidou os prefeitos eleitos de Campinas, Doutor Hélio, e o de Campos, Carlos Alberto Campista, para encontros no Planalto. Segundo ele, é natural que os prefeitos queiram boas relações institucionais com o governo.

João Henrique disse que em 2005 o baiano Severiano Alves assumirá a liderança do PDT na Câmara e vai trabalhar para aproximar o partido ¿dos bons projetos do governo federal¿. Adversário do governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), João Henrique depende de recursos federais para cumprir promessas de campanha. Ele pediu a Lula prioridade para a conclusão do metrô de Salvador, que tem 55% das obras prontas, e disse ter certeza de que o governo federal vai concluir a obra, com a contrapartida do governo do estado e da prefeitura.

Prefeito de Osasco também esteve no Planalto

O petista Emídio de Souza, que venceu em Osasco, numa disputa acirrada com o prefeito tucano Celso Giglio, também esteve no Palácio do Planalto. No encontro com Lula e alguns ministros, um dos presentes o chamou de consolo dos paulistanos petistas. Souza disse que espera uma transição civilizada.

¿ Lá, até hoje o prefeito não se manifestou sobre minha vitória. Queremos colaborar na cidade de São Paulo, mas queremos reciprocidade ¿ disse Souza, acompanhado do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), que é de Osasco.