Título: Eleição deixou cicatrizes na base, admite Genoino
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 04/11/2004, O país, p. 5

O presidente nacional do PT, José Genoino, tentou minimizar ontem as reclamações dos partidos aliados sobre o comportamento dos petistas nas eleições municipais. Segundo Genoino, o PT foi o partido mais aliancista desta eleição e cumpriu todos os acordos feitos com os aliados. Mesmo assim, ele admitiu que o processo eleitoral deixou mágoas e que o governo pode usar outras moedas para compensar os derrotados.

¿ Eleição sempre deixa cicatrizes. Algumas a gente cura com mertiolate. Outras, com antibiótico ¿ disse Genoino.

De acordo com um levantamento apresentado por Genoino, que relaciona alianças feitas no primeiro turno, houve um equilíibrio dos apoios dados e recebidos entre PT, aliados e até partidos de oposição.

Segundo Genoino, o PT recebeu apoio do PMDB em 252 cidades no primeiro turno. Em troca, ajudou os candidatos peemedebistas em 700 municípios. Descontente com as dobradinhas que fez em todo o país com o PT, o PMDB quer rediscutir a relação de apoio à base aliada de Lula. Amanhã, os seis governadores peemedebistas ¿ Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal ¿ se reunirão em São Paulo.

A reunião foi convocada pelo presidente nacional do partido, Michel Temer, que pensa até em levar o partido para a oposição ao governo federal.