Título: PT faz balanço das coligações nos estados
Autor:
Fonte: O Globo, 04/11/2004, O país, p. 5

O presidente do PT, José Genoino, disse que o balanço sobre as alianças nas eleições municipais deste ano também é favorável ao PSB e a outros partidos aliados. O PT foi apoiado pelos socialistas em 188 cidades e ficou ao lado dos candidatos aliados em 338. Com o PTB, partido que ganhou importância estratégica na contabilidade do governo nos últimos meses, a relação foi mais equilibrada. O PT apoiou os trabalhistas em 236 cidades e recebeu apoio dos petebistas em 257.

O PL, do vice-presidente José Alencar, apoiou o PT em 119 estados e recebeu apoio do partido do presidente Lula em 90. Já o PPS, do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, ajudou os candidatos petistas em 279 municípios e recebeu ajuda do PT em 274.

PCdoB apoiou mais do que recebeu do PT

O PP, que também integra a base do governo federal, ficou ao lado de petistas em 157 cidades e recebeu ajuda do PT em 200. Já o PCdoB, que tem dois ministros no governo Lula, recebeu apoio do PT em apenas 30 cidades, enquanto ajudou candidatos petistas em outras 380.

¿ Portanto, temos uma base para conversar com os aliados. Fizemos tudo o que podíamos. A única relação desproporcional foi com o PCdoB, mas mesmo assim a direção nacional do PT cumpriu o acordo de apoiar Inácio Arruda em Fortaleza em detrimento da Luizianne Lins. Foi um processo do qual eu mesmo saí desgastado ¿ afirmou Genoino.

O presidente do PT lembrou também que a direção nacional do partido chegou a contrariar diretórios municipais ao decidir pelo apoio a candidatos de PPS, PDT, PTB e PMDB em algumas cidades como Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP), São José do Rio Preto (SP) e Campos (RJ).

¿ Sem contar que demos apoios decisivos para as vitórias de candidatos do PDT (Campinas, Bauru e Campos), PPS (São José do Rio Preto e Montes Claros), PTB (Juiz de Fora) e PMDB (Campina Grande) ¿ afirmou o presidente do PT.

Alianças também com PSDB e PFL

Segundo Genoino, o PT foi generoso nas alianças até com partidos de oposição ao governo Lula. O PDT, por exemplo, recebeu apoio do PT em 241 cidades e apoiou petistas em 250. O PFL se aliou em 119 municípios a candidatos petistas que, em troca, ficaram ao lado dos pefelistas em 90 cidades.

Até o PSDB, partido com o qual o PT travou o principal duelo destas eleições municipais e saiu do pleito como a principal sigla de oposição ao governo, entrou no arco de alianças. Tucanos apoiaram petistas em 131 municípios e em troca receberam ajuda do PT em 257 cidades. Uma destas alianças foi em Nova Iguaçu, onde o PSDB e até o PFL apoiaram a candidatura do deputado federal petista Lindberg Farias, que se elegeu prefeito.