Título: VALÉRIO ERA UM FACILITADOR, AFIRMA BANQUEIRA
Autor: Jaílton de Carvalho/Alan Gripp
Fonte: O Globo, 23/09/2005, O País, p. 8

Kátia Rabello, do Banco Rural, diz que publicitário intermediava encontros com governo e petistas

BRASÍLIA. A presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, afirmou ontem, em depoimento no Conselho de Ética da Câmara, que Marcos Valério atuava como um facilitador de encontros entre diretores do banco e integrantes do PT e do governo. Ela disse que Valério foi o responsável por três dos encontros, entre 2003 e 2004, com o então chefe da Casa Civil, José Dirceu. Kátia depôs como testemunha no processo por quebra de decoro contra Dirceu e foi arrolada pelo relator, Júlio Delgado (PSB-MG).

Eram em agências do Banco Rural que os deputados da base sacavam dinheiro repassado por Valério. Kátia Rabello confirmou que teve dois encontros com Dirceu: um no Palácio do Planalto, com a presença de Valério, no segundo semestre de 2003; e outro num jantar em Belo Horizonte, em agosto de 2004, sem a presença do publicitário, que agendou o encontro.

Reunião para discutir liquidação de banco

Segundo ela, a reunião em Brasília foi para discutir a liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco, que está em processo de liquidação no Banco Central e que o Banco Rural pretendia comprar. Em Minas, tratou-se, segundo disse, de um encontro informal onde teriam conversados amenidades.

- O Marcos Valério era um facilitador, um marcador de encontro - disse Kátia.

A banqueira negou que, em qualquer dos encontros com Dirceu, tenha discutido a questão do empréstimo feito pelo Banco Rural ao PT. No jantar de Belo Horizonte, por exemplo, o então ministro teria falado sobre a situação política e econômica do país.

- Na verdade, não obtivemos sucesso algum nas conversas com o ministro. Nenhum benefício - disse Kátia, referindo-se ao pretendido negócio em torno do Banco Mercantil de Pernambuco.

Legenda da foto: KÁTIA RABELLO: "Marcos Valério era um marcador de encontro"