Título: PSOL ESTRÉIA RACHADO EM VOTAÇÃO IMPORTANTE
Autor:
Fonte: O Globo, 29/09/2005, O País, p. 10

Luciana Genro pede voto nulo, mas três deputados apóiam Aldo

BRASÍLIA. Na estréia numa votação importante na Câmara, o PSOL saiu rachado. A deputada Luciana Genro (RS) falou em nome dos outros seis colegas, todos ex-petistas como ela, e informou que a executiva nacional decidira não apoiar qualquer dos concorrentes à presidência da Câmara, pregando o voto nulo. Mas três dos novos deputados do PSOL defenderam o voto em Aldo Rebelo, o candidato governista, como forma de evitar a vitória do candidato do PFL, José Thomaz Nonô.

Na terça-feira, o PSOL, que já contava com Luciana e o deputado Babá (PA), ganhou a adesão de cinco petistas: Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP), Orlando Fantazzini (SP), Maninha (DF) e João Alfredo (CE). Maninha, Chico e Valente defenderam o voto em Aldo:

¿ O combinado com os petistas (que se filiarão formalmente hoje ao PSOL) foi que haverá um período de transição em que as posições do partido serão debatidas internamente. É o que chamamos de filiação democrática. Haverá um período de ajuste do discurso e teremos liberdade para divergir ¿ disse Ivan Valente.

Luciana, em mais um discurso radical, propôs um plebiscito para que a população decida se a atual Câmara e o governo Lula devem concluir os mandatos ou se as eleições devem ser antecipadas.