Título: CNBB PEDE ADIAMENTO DE OBRA NO SÃO FRANCISCO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/09/2005, O País, p. 12

Bispo faz greve de fome desde segunda-feira contra a transposição das águas do rio

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RECIFE. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou ontem carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo o adiamento das obras de transposição do Rio São Francisco. Os bispos alegam que a sociedade não foi devidamente consultada sobre o assunto e defendem prioridade para a revitalização do rio, com destaque para o investimento no tratamento do esgoto de populações ribeirinhas.

Os religiosos também enviaram carta de apoio ao bispo de Barra, na Bahia, dom Luís Flávio Cappio, que está em greve de fome desde segunda-feira para tentar sensibilizar o governo a cancelar o projeto de transposição. O protesto está sendo realizado em Cabrobó, no interior de Pernambuco. "Sabemos que estamos diante de uma atitude extrema, mas também de grande generosidade", diz a CNBB.

Dom Luís entra hoje no seu quarto dia de greve de fome, em Cabrobó, região onde o governo federal pretende construir uma das tomadas de água para a transposição do São Francisco. Ontem, ele também recebeu a solidariedade de parentes e amigos.

O cardeal Geraldo Majella, presidente da conferência, reclamou do desempenho da gestão Lula na área social. Ele acusou o governo de dar prioridade à economia em detrimento de soluções para problemas graves enfrentados pelos pobres, como a reforma agrária e o saneamento básico.