Título: NO LULÃO, AINDA OS BARRACOS DE PLÁSTICO
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 29/09/2005, O País, p. 13

Infra-estrutura fica pronta em 2006

PORTO SEGURO, Bahia. Em janeiro, quando visitou o acampamento Lulão, do MST, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a retornar em julho para comemorar o resgate da cidadania dos acampados, com a posse da terra. Como naquele período o Incra ainda não havia concluído a desapropriação de uma área suficiente para atender às 521 famílias, a vinda do presidente foi adiada para este mês.

O Incra desapropriou cinco fazendas, nos municípios de Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Itamaraju e Itabela, todos no extremo-sul da Bahia, para onde foram distribuídas as famílias. O processo só foi concluído no início desta semana e a mudança das famílias ocorreu na véspera da visita presidencial.

O assentamento visitado por Lula, para onde foram levadas 68 famílias do acampamento Lulão, vai manter o nome, em homenagem ao presidente. O prometido resgate da cidadania, no entanto, vai demorar. A previsão é que a infra-estrutura necessária ao pleno funcionamento esteja implementada no primeiro semestre de 2006, quando Lula ficou de retornar ao local para inaugurar as casas que deverão ser construídas no lugar dos barracos de plástico e lona.

Ontem, Lula falou sobre as dificuldades para agilizar a reforma agrária:

¿ Muitas vezes é mais fácil criticar do que realizar uma obra, porque esse país tem lei, tem deputado, tem vereador que é contra, prefeito que é contra, senador que é contra, como também tem a favor.

O presidente disse que faria uma reunião à noite para discutir o Orçamento e afirmou que os recursos necessários para os assentamentos estão garantidos. (H.F.)