Título: CIRO NOGUEIRA FOI O MAIS ASSEDIADO NO 2º TURNO
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 29/09/2005, O País, p. 5

Severino telefonou para correligionários pedindo votos para Aldo. Cúpula do PP negociou apoio com Planalto

BRASÍLIA. Terceiro mais votado no primeiro turno da eleição para a presidência da Câmara, com 76 votos, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) se tornou a noiva mais cobiçada do segundo turno. A oposição não esperou nem o final da contagem dos votos do primeiro turno para ir ao gabinete da segunda-vice-presidência, de onde Ciro acompanhava a apuração. O deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), que teve 41 votos, também foi assediados pelos dois candidatos que disputaram o segundo turno.

José Thomaz Nonô (PFL-AL) foi ao gabinete de Ciro marcar posição antes mesmo do anúncio do resultado final, mas saiu de lá sem resposta. Em seguida, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), acompanhado de líderes da base aliada, entrou no gabinete de Ciro. Ouviu dele que a bancada decidiria, mas a cúpula do partido já havia negociado o apoio diretamente com o Planalto.

Ciro: ¿Quero agradecer aos heróis que ficaram comigo¿

Acompanhado por um batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, Ciro deixou o gabinete em direção à liderança do PP. Indagado se estava magoado com o governo, afirmou:

¿ O que eu quero agora é agradecer aos heróis que ficaram comigo até o final.

Na liderança do PP, novamente Thomaz Nonô e os líderes pefelistas tomaram a dianteira, chegaram antes de Aldo e pediram voto aos deputados. Durante dez minutos ouviram do líder, José Janene (PR), que a tendência era apoiar o governo, mas que certamente haveria votos em favor de Nonô.

Aldo e sua tropa de líderes chegaram logo em seguida. Com eles a conversa durou cerca de 15 minutos e, desta vez, o próprio Ciro Nogueira fez questão de espantar, na frente dos colegas, qualquer dúvida de que estaria magoado:

¿ Você nos bateu um pouco, mas é coisa da disputa. Vamos apoiá-lo ¿ disse Ciro a Aldo.

Os governistas saíram confiantes de que teriam 35 votos do PP. Para reforçar o apelo do governo, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, indicação de Severino Cavalcanti, participou da reunião. Além dos apelos do líder Janene, que não deixou de lembrar o quanto o PFL, em especial o líder da minoria José Carlos Aleluia (PFL-BA) ¿sangraram Severino¿, o próprio ex-presidente ¿ que ajudou o afilhado a conquistar votos ¿ telefonou para correligionários recomendando o voto em Aldo.

¿ O Severino me ligou e pediu para votar no Aldo. Não dá para esquecer que o Aleluia bateu demais nele, de forma desnecessária.Temos sentimento ¿ disse Benedito Dias (PP-AP).

Nonô já estava fazendo seu discurso de segundo turno quando Janene anunciou oficialmente o apoio:

¿ A bancada, por esmagadora maioria, decidiu apoiar Aldo.

Ao saber que só teve 41 votos, Fleury ameaça sair do PTB

Ciro Nogueira saiu logo depois, anunciando seu apoio pessoal :

¿ A bancada decidiu e sou um homem de partido. Vou declarar o apoio ao ministro Aldo ¿ disse, negando ter recebido qualquer oferta do governo:

¿ A mim, não. Ao partido? Não que eu saiba.

Fleury acompanhou o final da apuração no gabinete da liderança e nem pôde iniciar negociações com o governo para o segundo turno: explodiu ao perceber que seu resultado final eram 41 votos, menos do que os 45 deputados do PTB:

¿ Estou revoltado. Assim vou me desfiliar. Nem minha bancada votou unida em mim?

A mulher do deputado, dona Ika, que está ao seu lado desde a última sexta-feira, também não se conteve. Irritada, disse aos deputados que o marido sempre faz coisas pelo partido e todos saem bem e ele, prejudicado. Dona Ika enfatizou que Fleury atendeu ao pedido do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, e foi ao encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E que, no final, o que ficou foi a impressão de que ele foi barganhar, quando isso não aconteceu.

¿ Minha mulher é uma fera. Ela diz que tem muito da mãe judia e defende os seus como uma onça ¿ comentou Fleury.

O líder José Múcio Monteiro (PE) tentou acalmar Fleury:

¿ Nós fomos vitoriosos, sua candidatura cumpriu muitíssimo bem seu papel, uniu o partido.

Fleury acalmou-se depois de saber quer só 38 petebistas votaram, de fato, e que o partido, que tinha 46 deputados, perdeu três anteontem. Depois anunciou apoio ao candidato governista.

www.oglobo.com.br/pais