Título: RECUO EM TODOS OS CRITÉRIOS
Autor: Vladimir Goitia
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Economia, p. 21

Para fundação, capacidade de crescer será menor

SÃO PAULO. A partir de uma análise detalhada do Relatório de Competitividade deste ano do Fórum Econômico Mundial, a Fundação Dom Cabral constatou que o Brasil perdeu posições em todos os quesitos analisados para a composição do ranking de competitividade. Isso, diz a entidade, significará menor capacidade de crescimento da economia brasileira a médio prazo.

No quesito de Desperdício de Recursos Públicos, por exemplo, o país perdeu 39 posições em relação a 2004 e ocupa este ano o 111º lugar entre 117 países analisados. Em Contratos e Legislação, a queda foi de 24 posições: o Brasil passou para a 77ª colocação.

A corrupção não ficou de fora do estudo. Nesse item, o Brasil regrediu 17 postos e ocupa a 62ª posição. Em Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação, o país perdeu nove e sete posições, respectivamente. Com isso, passou a ocupar a 68ª e 52ª colocações.

Mas o fraco desempenho do Brasil não parou aí. No índice de Competitividade de Negócios, que observa fatores microeconômicos que pesam na produtividade das empresas, foram perdidas 12 posições, e o país ficou em 49º lugar. Na qualidade do ambiente de negócios, o Brasil perdeu dez lugares e caiu para a 52ª posição. Em relação à Sofisticação das Operações e Estratégias das Empresas (32º lugar), a queda foi menor: de três postos. (Vladimir Goitia, especial para O GLOBO)