Título: PALAVRA DE ESPECIALISTA
Autor: Vladimir Goitia
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Economia, p. 21

Pedro Cavalcanti ¿ Professor da FGV; Fábio Fonseca, professor do Ibmec

Divergências sobre situação do país

Dois economistas que acompanham a produtividade brasileira têm opiniões contrárias sobre a situação institucional do país. Para Pedro Cavalcanti, professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), não há piora no quadro institucional brasileiro que justifique uma queda tão significativa no ranking:

¿ O fato de a corrupção estar clara hoje não significa que não existia no ano passado. E o país avançou. Aprovou a lei de falências que deu mais garantias a quem empresta e mudou o crédito imobiliário. A avaliação dessa pesquisa é muito subjetiva.

Cavalcanti afirma, porém, que a alta carga tributária, que subiu de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) para 36% em 15 anos sem a contrapartida de melhoria nos serviços é um entrave para aumentar a competitividade.

Fábio Fonseca, professor do Ibmec, vê retrocessos no país, principalmente com a crise política. Outro fator a empurrar para baixo, segundo o economista, foi o desempenho melhor de países como África do Sul, Índia, Indonésia:

¿ Não há transparência nos gastos do governo. E quando há é somente para iniciados. O regime tributário é caótico e a Receita Federal comemora todo mês a arrecadação recorde como se isso fosse bom.