Título: ATIVIDADE NA INDÚSTRIA PAULISTA VOLTA A CRESCER
Autor: Vladimir Goitia
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Economia, p. 22

Aumento de 0,9% em agosto, porém, ainda é considerado fraco

SÃO PAULO. A produção da indústria paulista voltou a crescer em agosto. No mês passado, o Indicador do Nível de Atividade (INA) do setor, divulgado ontem pela Federação e pelo Centro das Empresas do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), apresentou crescimento de 4,5% sobre julho, quando a produção havia caído 1,9% em relação ao mês anterior. Com ajuste sazonal, porém, o salto da produção de agosto frente a julho cai para 0,9%, desempenho considerado ruim. Na comparação com agosto de 2004, o indicador mostra pequena queda, de 0,4%.

¿ Em geral, agosto é o mês de maior atividade industrial do ano todo. Mas a expansão de 0,9% verificada nesse mês mostra um desempenho fraco, que coloca em dúvida o crescimento econômico do país e acende a luz de alerta do setor ¿ disse o diretor do Departamento Econômico da Fiesp, Paulo Francini, que prevê crescimento entre 3% e 3,5% para o PIB este ano.

De janeiro a agosto, a indústria paulista apresentou aumento de 3,3% na produção sobre igual período de 2004, o que significa uma pequena desaceleração em relação aos sete primeiros meses do ano, quando o INA tivera alta de 3,9%. A projeção das duas entidades é de um incremento de 4% na produção da indústria paulista este ano, menos da metade da expansão de 2004, de 9,2%. Para o diretor de Economia do Ciesp, Antonio Corrêa de Lacerda, as elevadas taxas de juros, o baixo nível de investimentos e o câmbio excessivamente valorizado afetam o desempenho do setor.

¿ A soma desse três fatores é um entrave ao crescimento sustentado ¿ disse.