Título: EMPRESÁRIOS DE BRASIL E EUA SE UNEM POR CÂMBIO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Economia, p. 23

Executivos querem menos burocracia para comércio bilateral

WASHINGTON. Empresários brasileiros e americanos se uniram, ontem, numa campanha para pressionar o governo brasileiro a promover uma reforma cambial que desburocratize os trâmites tanto do comércio bilateral quanto dos investimentos. Segundo eles, há uma perda de milhões de dólares com gastos desnecessários em transações financeiras, por força de uma legislação obsoleta. O prejuízo seria equivalente a 4% do valor de cada contrato.

No Conselho Empresarial Brasil-EUA, em Washington, o diretor do Departamento de Relações Internacionais da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca, animou a platéia de agentes financeiros e executivos de multinacionais. Ele disse que a Fiesp está preparando uma proposta de lei, a ser enviada em breve ao Congresso, para acabar com a burocracia nas operações cambiais.

Uma das idéias é permitir que exportadores e importadores tenham contas em dólar em bancos brasileiros e realizem operações sem serem obrigados a converter as moedas. Ele citou como exemplo a Embraer, que fatura cerca de US$3 bilhões anuais e é obrigada por lei a converter os dólares em reais. Depois, usa os mesmos reais para comprar dólares e pagar a importação dos equipamentos usados na fabricação de aviões. Nisso haveria uma perda de US$132 milhões.