Título: LULA CONFIRMA INSTALAÇÃO DE REFINARIA DE PETRÓLEO NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Economia, p. 27

Projeto sairá de consórcio da Petrobras com a venezuelana PDVSA

RECIFE e RIO. Agora é oficial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pôs fim à guerra entre nove estados e decidiu que a refinaria de petróleo do Nordeste será mesmo instalada em Pernambuco. O investimento, que deverá chegar a US$3 bilhões, vai ser anunciado amanhã, no Palácio do Planalto, durante assinatura de acordo bilateral entre os governos do Brasil e da Venezuela.

A decisão foi formalmente comunicada ontem ao governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Em julho, em visita a Recife, o presidente havia antecipado a escolha em conversa informal com Vasconcelos.

¿ Pernambuco se diferenciou dos demais estados devido à infra-estrutura do porto de Suape, por sua posição estratégica no Nordeste e por ter escolhido o parceiro certo, a PDVSA (estatal venezuelana) ¿ disse o governador.

Itaguaí e Guriri, em Campos, disputam unidade no Rio

A Refinaria General Abreu e Lima será feita pelo consórcio formado pela Petrobras, a PDVSA (a estatal venezuelana do petróleo) e a Refinaria do Nordeste (Renor). Segundo a Renor, sua implantação deverá gerar dez mil empregos e trará mil novos postos de trabalho no seu parque fabril. A unidade deverá refinar 250 mil barris diários de petróleo e a previsão é de que entre em operação em quatro anos.

Na decisão de Lula, pesou a vontade do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele nunca escondera sua preferência pelo estado para receber o investimento da PDVSA.

No Rio, a disputa pela hospedagem da nova refinaria petroquímica da Petrobras, que deverá representar investimentos de US$6,5 bilhões em duas fases, está restrita a Itaguaí e Guriri, distrito de Campos. Segundo a nova presidente da Petroquisa, Maria das Graças Foster, a empresa está avaliando os impactos ambientais e econômicos da construção.

COLABOROU Juliana Rangel, do Globo Online