Título: LOBBY DA BOLA ADIA VOTAÇÃO E GANHA FORÇA
Autor: Antonio Nascimento
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Esportes, p. 34

BRASÍLIA. O lobby da bola entrou em campo no Congresso Nacional. Um dia após o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, circular pelo Senado, a CPI dos Bingos adiou para terça-feira a votação dos requerimentos de convocação dos juízes Edílson Pereira de Carvalho e Paulo Danelon e do empresário Nagib Fayad.

Teixeira esteve nos gabinetes do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Ney Suassuna (PMDB-PB). Levar o futebol para a CPI também não interessa à oposição, que tenta manter o foco nas denúncias contra o PT. Fontes da CPI disseram ao GLOBO, porém, que serão aprovadas as convocações dos juízes e de Fayad. A oposição evitaria o desgaste de barrar investigações de forte apelo popular, apostando que a Polícia Federal a Justiça Desportiva resolvam o caso.

¿ O caso será engavetado ¿ disse um membro da CPI.

Na prática, os envolvidos serão convocados, mas a data do depoimento não seria marcada. A senadora petista Ideli Salvatti (SC) disse que vem recebendo pedidos para conter as investigações. O senador petista Tião Viana (AC) disse que o lobby da bola está vivo:

¿ A CPI da Nike já nos mostrou a força deste lobby. É avassaladora.

A alegação para o adiamento foi a eleição na Câmara.