Título: ANULAÇÃO CONFIRMADA
Autor: Antonio Nascimento
Fonte: O Globo, 29/09/2005, Esportes, p. 34

CBF e STJD anunciam até amanhã que jogos apitados por Edílson serão disputados de novo

Depois de passarem a tarde de ontem reunidos na sede da CBF, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, e o do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, chegaram a um consenso. No máximo até amanhã, anunciarão oficialmente a decisão de anular, com base no artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, os 11 jogos apitados pelo juiz Edílson Pereira de Carvalho no Campeonato Brasileiro, que passa a ter um novo líder, o Corinthians.

Nos últimos dias, a anulação era defendida por Teixeira nos bastidores sob o argumento de que seria a única forma de preservar a lisura da competição. E o próprio Zveiter deu indicações de que esta seria a decisão tomada ao voltar na terça-feira de São Paulo, onde se reuniu com os promotores José Reinaldo Guimarães Carneiro e Roberto Porto, do Ministério Público Estadual de São Paulo, e o delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiróz.

O presidente do STJD afirmou que era provável que surgisse uma solução antes do prazo de 15 dias inicialmente previsto para a comissão de arbitragem montada pelo STJD analisar as 11 partidas sob suspeição.

Além de Ricardo Teixeira e Luiz Zveiter, também participaram da reunião o secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, e o diretor do departamento técnico, Virgílio Elísio. Juntos, os dirigentes estudaram o calendário nacional e das competições sul-americanas, chegando à conclusão de que não faltarão datas no último trimestre do ano para a realização dos jogos.

A decisão tomada ontem não implica na prorrogação do Brasileiro, cujo término está mantido para 4 de dezembro. As 11 partidas acontecerão nas datas reservadas para a disputa dos jogos de ida e volta das quartas-de-final e semifinais da Copa Sul-Americana, dias 19 e 20 de outubro, 9, 10, 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Ontem, o Cruzeiro foi eliminado pelo Vélez Sarsfield e facilitou o acordo.