Título: BERZOINI: `É UM COMPORTAMENTO ANTIDEMOCRÁTICO¿
Autor: Ricardo Galhardo e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 3

O candidato do Campo Majoritário à presidência do PT, Ricardo Berzoini, considerou antidemocrática a decisão dos petistas que saíram do partido depois de apurado o resultado das eleições internas. O secretário-geral do PT lamentou a saída de Plínio de Arruda Sampaio e Hélio Bicudo, entre outros, mas afirmou que a maioria que fica ¿ inclusive os petistas envolvidos no escândalo do mensalão ¿ é tão histórica quanto os que saem.

¿ Alguns já tinham anunciado antes que, caso o resultado da eleição fosse desfavorável, não ficariam no partido. Isso me parece um comportamento antidemocrático: condicionar a sua permanência numa agremiação partidária dependendo da correlação de forças internas. Respeito a decisão deles, mas acho que é um erro deixar o PT. Eles ajudaram a construir o partido, mas a maioria que fica é tão histórica quanto os que saem ¿ disse Berzoini, que esteve no Rio fazendo campanha para o segundo turno.

O PT deve finalmente anunciar hoje à tarde o resultado das eleições. Ontem à noite, a contagem dos votos, quase concluída, apontava um segundo turno (em 9 de outubro) entre Berzoini e Raul Pont, da Democracia Socialista. Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, mantinha chances matemáticas ¿ a diferença entre ele e Pont era de 0,03% dos votos válidos.

¿ Estamos dentro do prazo. Até agora, não houve recurso que tenha colocado em dúvida a lisura do processo eleitoral ¿ disse o coordenador das eleições, Francisco Campos.

Pomar disse que não deve pedir impugnações e que apoiará Pont caso ele seja o candidato das esquerdas.

Segundo Berzoini, a militância petista que foi às urnas deu um voto de confiança aos acusados de receberem dinheiro do valerioduto ao elegerem candidatos indicados por eles ¿ caso do deputado João Paulo Cunha, que elegeu sua candidata com folga em Osasco.

¿ Não quero entrar no mérito se esse crédito de confiança está correto ou não. Mas a apuração no Congresso Nacional vai determinar o rumo político dessa situação. Não há até hoje, depois de cem dias de apuração, com três CPI¿s, Conselho de Ética, Ministério Público, Polícia Federal e imprensa apurando, não há qualquer prova de corrupção envolvendo esses parlamentares. Há o aparecimento de caixa dois, que é uma ilegalidade, mas não é corrupção ¿ afirmou Berzoini.

O candidato do Campo Majoritário já considera Pont seu provável adversário:

¿ Sua posição crítica em relação ao governo federal não é coerente com a condição de candidato à presidência do partido. O Raul tem feito um discurso muito negativo em relação ao governo.

Berzoini negou que vá haver uso da máquina:

¿ Estou trabalhando a partir das minhas próprias possibilidades e da minha chapa. Se ele (Pont) tiver algum tipo de denúncia, que apresente e fundamente.