Título: LIBERAÇÃO DE EMENDAS FAVORECEU OS ALIADOS
Autor: Cristiane Jungblut e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 4

PTB conseguiu empenhar 22,82%; PFL e PSDB têm índices de menos de 10%

BRASÍLIA. Mesmo com o desgaste que causou ao governo, o PTB de Roberto Jefferson é o partido mais favorecido na liberação de emendas do Orçamento deste ano. Levantamento realizado no Sistema de Administração Financeira (Siafi) mostra que o governo continua tratando a pão e água os partidos de oposição e dispensa aos partidos da base um tratamento privilegiado na liberação desses recursos. É com esse crédito que cobra agora apoio da base para o candidato governista Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O levantamento, realizado pela assessoria técnica da liderança do PFL na Câmara, considera os valores empenhados até o dia 23 de setembro e, portanto, ainda não leva em conta os R$500 milhões em emendas que o governo prometeu liberar nos próximos dias.

Até agora, o PTB conseguiu empenhar 22,82% das emendas individuais dos parlamentares, enquanto o próprio PT, principal partido de sustentação do governo Lula, liberou apenas 11,38% de suas emendas individuais.

Entre os mais favorecidos, aparece em segundo lugar o PSB com 21,73% das emendas individuais já empenhadas. Em seguida, vem o PCdoB com 19,87%, o PP com 19,74% e o PL com 17,32%.

Partidos da base ficaram com 62,8% das emendas

Já os partidos de oposição amargam índices abaixo de 10%. O PFL conseguiu empenhar até agora apenas 7,16% de suas emendas individuais e o PSDB só 8,84%.

Se considerado o total de recursos já liberado pelo governo para as emendas individuais dos parlamentares, os partidos da base ficaram com 62,8% e a oposição com 36,2%. O resíduo de 1% é relativo aos parlamentares sem partido.

Já o líder do PTB, José Múcio (PE), diz que o seu partido não aceitará a barganha política e manterá candidato próprio na eleição da Câmara. Ele atribui a boa performance na liberação de emendas do Orçamento ao fato de as emendas do PTB se concentrarem no Ministério do Turismo, que é pilotado por outro petebista.