Título: CÂMARA: RECURSO CONTRA TRÊS DAS CANDIDATURAS
Autor: Cristiane Jungblut e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 4

Peemedebista tenta tirar Thomaz Nonô, Ciro e João Caldas

BRASÍLIA. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara decide hoje uma questão de ordem que pode tumultuar a já confusa disputa pela presidência da Câmara, marcada para amanhã. Um recurso apresentado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pôs em dúvida a legalidade de três candidaturas: do presidente interino da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), do segundo vice-presidente, Ciro Nogueira (PP-PI), e do quarto-secretário, João Caldas (PL-AL).

Eduardo Cunha argumenta que um integrante da atual Mesa Diretora não pode disputar a eleição. Se a CCJ concordar com o entendimento do peemedebista, haveria uma reviravolta na disputa, já que os três candidatos estariam fora da sucessão.

Para ele, a candidatura de um integrante da Mesa equivaleria a uma disputa por dois cargos na mesma legislatura. Como é proibida a reeleição, os três estariam impedidos de concorrer. Na quinta-feira, Nonô indeferiu a questão de ordem sobre o tema, mas o peemedebista recorreu à CCJ e pode até ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) se for derrotado na comissão