Título: VISITA DE BUSH SERÁ DE POUCAS HORAS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 8

Presidente americano virá no dia 6 de novembro. Segurança veta detalhes

WASHINGTON. O presidente George W. Bush fará sua primeira visita ao Brasil em novembro próximo. Ela será curta: Bush ficará poucas horas no país e irá apenas a Brasília, no dia 6, um domingo. Por questões de segurança, o governo americano não divulga detalhes do roteiro.

Depois de uma reunião, ontem, seguida de almoço com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, apenas confirmou a data, dizendo que não caberia a ele revelar a programação de Bush. O chanceler disse que ele e Rice conversaram sobre os potenciais resultados do novo encontro entre Bush e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ É sempre bom haver uma conversa entre dois presidentes. E essa faz parte de uma teia de relacionamentos que são muito importantes ¿ disse ele, em entrevista na Embaixada em Washington.

Bush passará pelo Brasil na volta de sua viagem a Mar del Plata, na Argentina, onde participará, assim como Lula, da reunião de cúpula dos mandatários das Américas. Está previsto um contato restrito a ambos os presidentes em Brasília. Depois disso haverá um mais amplo, com a presença de ministros, além de um almoço que, segundo fontes americanas, seria na Granja do Torto.

¿ A promoção da democracia, em especial a racial, será um dos temas. Educação, ciência e tecnologia e meio ambiente são outros assuntos. Conversaremos também sobre programas que podemos desenvolver conjuntamente ¿ disse Amorim.

Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado, disse apenas que o Brasil ¿é um país importante na nossa vizinhança¿ e que os EUA têm ¿um relacionamento muito amplo e profundo com o Brasil¿.