Título: GOVERNO RESERVA QUASE R$2 BILHÕES PARA CORRIGIR VENCIMENTOS DEFASADOS
Autor: Carolina Brífido
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 9

Funcionários públicos deverão ter reajustes diferentes por categoria

BRASÍLIA.Apesar de vetar na Lei de Diretrizes Orçamentárias o reajuste linear de 1,94% a todo o funcionalismo, o governo vai destinar R$1,9 bilhão do Orçamento de 2006 para corrigir os salários dos servidores, dando prioridade aos mais defasados em relação à inflação. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou ontem que a intenção é conceder reajustes diferentes por categoria.

A proposta foi apresentada a sindicalistas. O governo pretende definir percentuais de correção em outubro para finalizar a negociação até dezembro. Paulo Bernardo prometeu que nenhum servidor terá, no somatório de 2003 a 2006, reajuste inferior à inflação do período ¿ em torno de 29,17%. Conforme dados do ministério, do total de 1 milhão de funcionários públicos, só 300 mil tiveram reajuste salarial inferior aos 29,17%.

¿ Ninguém vai ficar com menos, mas um grande número de servidores recebeu esse percentual. Vamos priorizar quem recebeu menos ¿ disse o ministro.

Segundo o ministério, entre as categorias que receberam mais do que a inflação estão auditores, diplomatas, servidores da Agência Brasileira de Informação (Abin), do Banco Central e técnicos de universidades federais. Teriam recebido percentual inferior ao da inflação servidores da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e docentes do ensino médio. Esse grupo deverá ser contemplado com percentuais superiores em comparação aos outros trabalhadores.