Título: MULHER DE MALUF TAMBÉM É INVESTIGADA
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 10

Sylvia, suspeita de lavagem de dinheiro, movimentou R$5,9 milhões num banco francês. Ela não pode deixar o país

SÃO PAULO. A mulher do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), Sylvia Maluf, é suspeita de movimentar R$5,9 milhões em uma conta no banco francês Crédit Industriel d¿Alsace Lorraine (Cial), em Paris, desde 2001. O Ministério Público Federal (MFP) investiga a conta de Sylvia como parte de um esquema de lavagem de dinheiro que envolve diversos países, entre eles o paraíso fiscal Luxemburgo. Se condenada, Sylvia pode pegar de três a dez anos de prisão.

Desde 26 de julho, quando a juíza Silvia Maria Rocha aceitou a denúncia, Sylvia foi proibida de deixar o país. Maluf e seu filho Flávio estão presos desde o último dia 10.

¿ Já instruí o processo e ela será interrogada em dezembro. Agora o caso não está mais comigo ¿ disse o procurador regional da República Pedro Barbosa Pereira Neto, que deu entrada no processo contra Sylvia Maluf em maio.

É a primeira vez que a mulher do ex-prefeito de São Paulo é ré em um processo.

Apenas a França enviou a documentação bancária para as investigações brasileiras.

¿ Foi feito um pedido de cooperação para Luxemburgo, mas ainda não foi respondido ¿ afirmou o procurador.

Bens bloqueados pela Justiça Estadual em 2004

As remessas da conta francesa de Sylvia eram feitas, entre outros destinos, para uma conta em nome dela em Luxemburgo. Segundo documentos divulgados pelo ¿Fantástico¿ no domingo, o governo francês bloqueou o saldo de 106.150,33 euros em 2003 por suspeitar de lavagem de dinheiro.

O promotor Silvio Marques, do Ministério Público de São Paulo, que investiga toda a conexão Maluf, informou que Sylvia não declarou devidamente as movimentações financeiras à Receita Federal.

¿ Na área cível, todos os bens dela foram bloqueados pela Justiça Estadual no ano passado ¿ disse Marques, explicando que a Promotoria pede a devolução aos cofres públicos do dinheiro achado no exterior e dos bens localizados no país.

Ontem, a assessoria da família Maluf divulgou nota sobre a conta no banco francês. Segundo a nota, a conta foi aberta legalmente, com dinheiro remetido por meio do Banco Central: ¿O numerário enviado para França, como está na declaração ao Imposto de Renda, tem como origem a venda de dois prédios, herança de família, localizados em São Paulo¿. A nota diz ainda que a ¿remessa de numerário do fundo Blackbird (de Flávio Maluf), de Luxemburgo, para a conta de dona Sylvia, em Paris, também é legal¿.

Os advogados de Maluf e Flávio entraram ontem com um pedido na 2ª Vara da Justiça Federal de revogação da prisão.

¿ O doleiro Vivaldo Alves já depôs, logo o motivo para a prisão deixou de existir ¿ disse Guilherme Batochio, advogado de Flávio, referindo-se ao fato de que os Maluf foram acusados de coagir testemunha. Ricardo Tosto, também é advogado dos dois, queixou-se ontem das condições da prisão e do estado de saúde dos clientes. Ele disse que Maluf está com taquicardia e pediu que recebesse a visita do cardiologista. A PF negou:

¿ Flávio está com olheiras enormes, não dorme. Deve estar tomando muito calmante.

¿ Falei com Maluf sobre o caso de dona Sylvia. Ele ficou mais preocupado e abatido.

COLABOROU Adauri Antunes Barbosa