Título: TERREMOTO NO PERU ATINGE CIDADES NO NORTE DO BRASIL
Autor:
Fonte: O Globo, 27/09/2005, O País, p. 12

Não há vítimas no país mas tremor assustou em Manaus

RIO E BELÉM. O forte terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu o Peru domingo à noite chegou a ter reflexos na Amazônia brasileira. O tremor foi sentido até em Manaus: foram apenas 30 segundos, mas o suficiente para que diversas famílias do edifício Portal da Cidade, na zona centro-sul da capital amazonense, preferissem dormir fora de casa. O medo era justificado. Embora a intensidade tenha sido bem menor do que a registrada no território peruano, os abalos foram suficientes para espantar uma população que não está acostumada a um fenômeno dessa amplitude.

O tremor de terra ocorreu às 22h30m. Não demorou e os telefones do Corpo de Bombeiros começaram a tocar, com chamadas de pessoas desesperadas. Não houve registro de feridos nem de danos materiais, mas muitos habitantes viveram momentos de pânico em bairros como o Centro, Ponta Negra e Aleixo. Além da capital do Amazonas, os reflexos do terremoto atingiram os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. A terra tremeu também em Cruzeiro do Sul, no Acre.

¿ Estávamos vendo televisão quando a luminária da sala começou a balançar. Durou uns 20 segundos. Peguei as crianças e saí correndo pela escada ¿ disse o engenheiro Pedro Muriel, que mora num edifício do Centro de Manaus.

O Corpo de Bombeiros fez pelo menos dez atendimentos durante toda a noite em prédios que balançaram.

¿ Fizemos uma inspeção em todos eles, mas não houve abalo nas estruturas dos prédios. Também não houve desabamentos ¿ afirmou o comandante Franz Alcântara.

Moradores dos prédios atingidos foram orientados pelos bombeiros a procurar as construtoras para fazer uma avaliação nos prédios. Os pontos onde o tremor foi mais sentido foram Ponta Negra, bairro de luxo, e o Centro da cidade, onde a concentração de edifícios é maior. Segundo os bombeiros, o impacto do terremoto só foi sentido por quem mora em edifícios com mais de dez andares.

¿Tirando o susto, não houve maiores conseqüências¿

De acordo com o geólogo Marco Oliveira, os reflexos sentidos nessas localidades da Amazônia deram a medida do impacto do terremoto, um dos mais fortes ocorridos no continente nos últimos anos.

¿ Mas tirando o susto, não houve maiores conseqüências ¿ afirmou o geólogo.

O terremoto atingiu mais fortemente o norte do Peru, e se estendeu desde a cidade de Guayaquil, próximo ao Oceano Pacífico, até Puyo, na Amazônia peruana, com reflexos em Lima e em cidades de Brasil, Equador e Colômbia. O epicentro do tremor ficou 90 quilômetros a noroeste da cidade peruana de Moyobamba, na região de San Martin, segundo o Instituto Geofísico do Peru.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram e pelo menos 15 ficaram feridas. Ontem de manhã, centenas de pessoas amanheceram nas ruas de cidades atingidas pelo terremoto, com medo de desabamentos. Segundo Rafael Saavedra, prefeito de Lamas, uma das localidades mais afetadas, 500 pessoas ficaram desabrigadas e outras cem estão alojadas em casas parcialmente danificadas.

Com GDA