Título: COMPROMISSO E CONVITE PARA INVESTIDORES
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 27/09/2005, Economia, p. 23

Ministro garante que reduzirá dívida

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, fez ontem uma promessa em tom de desafio a um seleto grupo de investidores internacionais, como banqueiros e executivos de multinacionais. Após afirmar que o Brasil encontrou o caminho da maturidade econômica consistente a longo prazo, ele olhou firme para a platéia e disparou:

¿ Vocês podem anotar o que vou dizer agora: mesmo num ano eleitoral, nós vamos reduzir a nossa dívida pública em 2006. A economia brasileira está sólida. E os seus valores deixaram de ser circunstanciais. Eles são, hoje, valores de toda a sociedade brasileira.

Deixando de lado o texto que havia sido preparado para ele, Palocci disse que preferia falar de improviso. E passou quase 30 minutos fazendo um balanço da política econômica do país. Ele afirmou que o otimismo deu hoje lugar à certeza no Brasil sobre o seu próprio futuro. E depois de divulgar cifras já conhecidas no país mostrando o progresso obtido nos últimos três anos, fez um convite:

¿ A minha mensagem principal à vocês é: participem desse momento e do futuro do Brasil, que será certamente uma história de sucesso.

Em outra palestra, Murillo de Aragão, da Arko Advice, uma consultoria especializada em análises de risco político sediada em Brasília, apresentou um estudo sobre os possíveis efeitos dos escândalos políticos na economia brasileira e na eleição presidencial. Depois de dizer que o governo se mostrou incompetente em política mas hábil em economia, ele concluiu que não há risco de ataques especulativos, nem de implementação de políticas demagógicas:

¿ Uma grande chance (de realizar as reformas necessárias) foi perdida, mas ainda restam oportunidades. Não há tensão social, os mercados não foram afetados pela crise e não vão permitir que o Brasil se comporte como uma Argentina. (José Meirelles Passos)