Título: EUA: PALOCCI É PÓLO DE RESISTÊNCIA PARA O BRASIL
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 27/09/2005, Economia, p. 23

Secretário do Tesouro americano afirma ainda que ministro é `a voz da razão¿ no cenário econômico mundial

WASHINGTON. Habitualmente contido em seus comentários públicos, e em especial em seus elogios, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, desmanchou-se ontem em louvores à política econômica do Brasil, numa palestra a representantes de multinacionais e investidores em geral, na capital americana. Ele também esmerou-se em exaltações ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a quem definiu como ¿um grande amigo¿.

Palocci, que acabara de fazer um discurso e ainda permanecia no tablado de um elegante salão do tradicional Mayflower Hotel, ouviu o agrado com indisfarçável orgulho. Depois de dizer que o ministro era ¿um pólo de resistência para o Brasil¿, Snow surpreendeu a platéia declarando enfaticamente:

¿ Palocci é também uma voz de razão na economia mundial, como ficou demonstrado em sua participação dias atrás num encontro do G-7 (dos países ricos). O Brasil, hoje, é ouvido. E Palocci é uma voz eloqüente para o Brasil e as suas boas e sólidas políticas ¿ disse Snow, ao encerrar a conferência Brasil Econômico 2005, promovido pela Brazilian American Chamber of Commerce, Inc.

Como se fosse cabo eleitoral da campanha para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Snow lembrou que há exatamente três anos, nesse mesmo evento anual, os investidores internacionais se perguntavam preocupados o que seria do Brasil. Lula, na época, véspera das eleições, era apontado como o favorito e havia rumores no mercado financeiro de que em seu governo o Brasil daria calote e adotaria uma política econômica heterodoxa.

Snow: a política econômica de Lula é formidável

¿ Mas graças à política do presidente Lula, coisas maravilhosas aconteceram, seja como for que tratemos de medir isso. O Brasil está indo muito bem e está apagando todas as dúvidas. Cem mil empregos vêm sendo criados cada mês. Isso é tremendo! O nível da dívida vem baixando. A inflação está diminuindo. Isso é formidável! ¿ disse Snow.

A maior parte da platéia participara antes de um debate sobre os possíveis impactos dos atuais escândalos políticos no futuro do governo e nas eleições presidenciais. Snow voltou ao assunto, dizendo que o Brasil hoje ¿tem um alicerce formado pelo compromisso do país em manter a atual política econômica, seja quem for o vencedor das eleições¿.

¿ A sua política econômica é um presente duradouro para o Brasil e para todo o Hemisfério ¿ disse Snow.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Furlan, concorda, e mandou um recado aos investidores, antes que começassem as perguntas sobre as próximas eleições.

¿ Independentemente de quem ganhar a eleição, não haverá mudanças radicais na economia ¿ disse.

COLABOROU Helena Celestino