Título: MAIS FORTE NO SOCIAL
Autor: Mariza Louven e Monica Tavares
Fonte: O Globo, 27/09/2005, Economia, p. 23

Parlamentares defendem papel do Estado

BRASÍLIA. Parlamentares do governo e da oposição falam quase a mesma língua quando se trata do papel do Estado na economia. Consultados a respeito da série sobre as estatais publicada desde domingo pelo GLOBO, eles defendem controle maior em áreas estratégicas (saúde, segurança, educação e petróleo) e presença mínima no setor produtivo.

¿ O Estado deve ter um papel muito forte nas áreas como educação, saúde e desenvolvimento social. Ao mesmo tempo, sua participação deve ser a menor possível no que pode ser feito pela iniciativa privada ¿ disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), vice-líder do PSDB na Câmara, que, no entanto, chamou a Hemobrás ¿ criada para garantir a auto-suficiência na produção de hemoderivados ¿ de cabide de empregos.

O deputado Francisco Dornelles (PP-RJ), por sua vez, acha positiva a expansão da Petrobras e afirmou que o Estado não pode abrir mão da empresa pois há um cartel mundial. Já o relator do Orçamento, Carlito Merss (PT-SC), defendeu o governo, lembrando que, em França, Alemanha e Japão, o Estado também controla as áreas de petróleo e energia. O senador Geraldo Mesquita (PSOL-AC), porém, defende a reestatização e chama as Parcerias Público-Privadas (PPPs) de ¿a privatização do governo Lula¿. (Eliane Oliveira)